A contagem de homicídios deste ano já é 13% maior em comparação com o mesmo período em 2020, de acordo com dados do Departamento de Polícia Metropolitana citados pela estação de rádio local DCist.
A prefeita da cidade, Muriel Bowser, expressou preocupação com o indicador negativo e disse que está “jogando todos os recursos disponíveis nele”.
“Estamos obviamente muito preocupados com o aumento do número de pessoas que perderam suas vidas sem sentido. Estamos literalmente jogando todos os recursos que temos disponíveis”, enfatizou o político democrata.
Durante uma entrevista coletiva no dia anterior, Bowser explicou que eles lançaram iniciativas para conter a violência e decidiram aumentar a presença da polícia nos bairros.
O relatório da estação observou que a maioria dos homicídios em Washington, D.C. ocorreram a leste do rio Anacostia e que a maioria das vítimas eram negras.
Os números da capital chegam em um momento em que as taxas de homicídios estão aumentando em todo o país, revelaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Um relatório do FBI divulgado em setembro constatou que os assassinatos subiram quase 30% em nível nacional de 2019 a 2020.
Essa é a primeira vez em quatro anos que o número estimado de crimes violentos nos Estados Unidos aumentou em relação aos 12 meses anteriores, ressaltou o FBI em um comunicado.
mem/dfm/bm