23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Atraso na resposta americana à produção de vacinas

Atraso na resposta americana à produção de vacinas

Washington, 17 nov (Prensa Latina) A Casa Branca anunciou planos de gastar bilhões de dólares para expandir a fabricação da vacina Covid-19 e aumentar a oferta no mundo em desenvolvimento, informou o The New York Times.

O objetivo é produzir pelo menos um bilhão de doses de vacinas por ano a partir do segundo semestre de 2022, disseram dois assessores seniores do Presidente Joe Biden.

Embora encorajadora, a resposta dos EUA pode ser considerada tardia depois de meses de obstrução aos esforços de outras nações para apoiar os esforços de combate à pandemia, incluindo China, Índia e Cuba.

No caso da China, a campanha para minimizar os méritos dos produtos farmacêuticos chineses tem sido notável nos últimos meses, assim como contra a Índia e especialmente contra Cuba, um país que Washington nega ou dificulta o acesso a suprimentos, equipamentos e tecnologia para avançar na produção de vacinas.

A questão das vacinas para migrantes foi recentemente tratada por organizações comunitárias da ONU, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A lacuna atual entre os países mais ricos e os mais pobres demonstra um descaso pela vida dos mais pobres e mais vulneráveis do mundo, disseram eles.

Em países de alta renda, foram administradas 133 doses de vacina COVID-19 para cada 100 pessoas, enquanto em países de baixa renda foram administradas apenas quatro doses para cada 100 pessoas, eles denunciaram.

“A história e a ciência deixam claro: uma ação coordenada com acesso equitativo aos recursos de saúde pública é a única maneira de enfrentar um flagelo de saúde global como a Covid-19. Precisamos de um impulso forte e coletivo para salvar vidas, reduzir o sofrimento e garantir uma recuperação global sustentável”, eles enfatizaram.

“Se quisermos nos recuperar da pandemia, devemos, no mínimo, atingir as metas de vacinar 40% da população mundial até o final do ano, e 70% globalmente até meados de 2022”, eles lembraram.

Um sinal do obstrucionismo dos EUA é sua decisão de bloquear o acesso aos EUA para pessoas vacinadas com doses não reconhecidas pela OMS, o que favorece grandes farmácias como a Pfizer que controlam o mercado mundial de medicamentos.

mem/lb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES