O evento, programado para acontecer até 26 de novembro, envolve o pianista cubano Gabriel Chorens, vencedor em inúmeras competições nacionais em sua especialidade e renomado intérprete da música clássica universal e dos ritmos da nação caribenha.
Os virtuosos reunidos naquele evento cultural pertencem à Camerata Bach, grupo fundado em 21 de março de 1992 e uma referência do repertório de câmara na América Central, a Orquestra Juvenil Rubén Darío e a Schola Cantorum Rubén Darío.
Os artistas presentaram peças como a zarzuela Luisa Fernanda, uma comédia lírica em três atos, estreada no Teatro Calderón de Madrid, na Espanha, em 26 de março de 1932 e considerada o primeiro grande sucesso de Federico Moreno Torroba.
Em palcos como o Teatro Nacional Rubén Darío, em Manágua, os músicos interpretarão La Verbena de la Paloma, um sainete lírico em prosa com libreto de Ricardo de la Vega e música de Tomás Bretón, apresentada pela primeira vez ao público em fevereiro 17 de 1894, no Teatro Apolo de Madrid.
A programação também inclui uma exposição de figurinos feitos para diferentes óperas de anos anteriores daquele teatro, como El trovador, uma peça em quatro atos com música de Giuseppe Verdi e baseada na peça homônima de Antonio García Gutiérrez.
rgh / dgh / fav