No final do dia 16 de novembro, 10 milhões 102 mil 486 pessoas receberam pelo menos uma dose do Soberana 02 ou Soberana Plus, do Finlay Vaccine Institute, ou da Abdala, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, e com uma segunda injeção nove milhões 136 mil 666.
Com três unidades administradas, o número sobe para oito milhões 431 mil 61 pessoas.
O relatório do Minsap especificou que entre os vacinados estão com uma única dose de Soberana Plus aplicada a convalescentes com mais de dois meses de ter sofrido a doença.
Até essa data, foram administradas 27 milhões 670 mil 213 doses.
Por outro lado, em Cuba, cerca de 1,8 milhão de crianças foram imunizadas com o esquema de duas injeções de Soberana 02 e uma de Soberana Plus, desde o início da campanha massiva de vacinação pediátrica contra o Coid-19 em 5 de setembro.
O país caribenho é o único país do mundo a retomar o ensino presencial com essa faixa etária protegida da doença.
O Doutor em Ciências Dagmar García Rivera, Diretor de Pesquisa do Finlay Vaccine Institute, informou na terça-feira durante uma reunião com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel-Bermúdez que até o momento nenhum evento adverso grave relacionado a este processo foi relatado.
“No momento estamos avaliando os impactos que a vacinação tem tido. (…) é uma variável que deve ser acompanhada ao longo do tempo, agora estamos avaliando o que aconteceu depois das duas doses, e em breve continuaremos avaliando o que passou após a aplicação “, disse.
mem/nmr/jcfl