Esta quinta-feira mostra Castro’s Spies, um documentário feito em 2020 pelos irlandeses Gary Lennon e Ollie Aslin sobre os cinco combatentes antiterroristas cubanos presos em Miami em 1998 e posteriormente condenados a longas penas de prisão por monitorar grupos anticubanos baseados no sul da Flórida.
Os cinéfilos britânicos também verão Sacha: Un Niño de Chernobyl, dirigido pelos cubanos Roberto Chile e Maribel Acosta, que narra a assistência médica prestada pelo país antilhano às vítimas do acidente nuclear ocorrido naquela cidade ucraniana em 1986.
O festival foi aberto na última terça-feira com Running for the Revolution, uma co-produção britânica-cubana do cineasta inglês Mark Craig que se concentra na carreira esportiva do bicampeão olímpico Alberto Juantorena.
Fidel também foi exposto de perto, obra em que os mexicanos Eduardo Flores, Gabriel Beristain e o citado Chile nos mostram um retrato íntimo do líder histórico da Revolução Cubana a partir de depoimentos de parentes e colaboradores próximos.
Na abertura oficial do dia anterior, o reitor de Glasgow, Philip Braat, parabenizou a cidade de Havana por comemorar 502 anos de sua fundação nesta terça-feira e comemorou que o festival colocou uma amostra da cultura cubana à disposição do público em Glasgow.
A diretora da mostra, Eirene Houston, relatou o surgimento do evento há sete anos no contexto da unidade entre Glasgow e Havana, enquanto o primeiro secretário da embaixada cubana, Michel Rodríguez, destacou a arte como uma ponte que une as pessoas.
O diplomata, encarregado dos assuntos culturais cubanos no Reino Unido, destacou a coincidência da mostra com a reabertura da ilha caribenha ao turismo e aos voos internacionais, após uma bem-sucedida campanha de vacinação contra o Covid-19.
O Festival, que tem formato híbrido -virtual e presencial- devido à pandemia, termina neste domingo.
Nos demais dias serão exibidos filmes do diretor cubano Arturo Sotto (Vertical Love, Mantis Nest e Breton is a Baby) e haverá um dia dedicado a mostrar as medidas tomadas na maior das Antilhas para enfrentar as mudanças climáticas por meio de documentários. .com Tarea Vida, do diretor Daniesky Acosta.
gas/nm/jcfl