Estiveram presentes na abertura da iniciativa o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, o Primeiro-Ministro Manuel Marrero, bem como outros dirigentes e militares.
O Exercício, que dura dois dias, tem como objetivo estudar ações para prevenir e enfrentar situações de risco e ataques à segurança do país, em um cenário de Guerra Não Convencional imposta pelo Governo dos Estados Unidos contra Cuba.
Segundo o jornal local Granma, no âmbito da iniciativa decorrem ações que contribuem para a preparação e coesão das forças participantes, de caráter preventivo, popular e territorial.
A realização do treinamento estratégico está de acordo com as datas programadas e considerando a melhoria da situação epidemiológica no país, para o controle da pandemia Covid-19.
O Dia da Defesa Nacional está agendado para este sábado, com atividades destinadas a treinar as forças populares, as zonas de defesa, as unidades das Forças Armadas Revolucionárias e do Ministério do Interior, no interesse de cumprir as missões concebidas. Guerra de todo o povo.
mem/cgc/jcfl