Em declarações à Prensa Latina, o diretor técnico da Unión Eléctrica (UNE), Lázaro Guerra, explicou que a estação está atualmente no porto de Mariel, a 45 quilômetros da capital, para a descarga de alguns elementos e outras ações que podem demorar alguns dias.
Será então levada para sua localização na Baía de Havana, de onde deverá começar a operar em dezembro próximo, uma vez que todos os mecanismos necessários estejam em vigor.
Guerra relatou no último fim de semana a chegada na ilha de um petroleiro, outro dos elos deste projeto de geração móvel que se somará aos esforços do país para aumentar a capacidade de geração.
Neste sentido, está sendo feito um trabalho intensivo para recuperar as unidades térmicas, a base do sistema nacional, que têm sido duramente atingidas pela deterioração, falta de manutenção e escassez de peças de reposição.
O Ministro de Energia e Minas, Liván Arronte, verificou nesta sexta-feira as ações de manutenção dos blocos cinco, sete e oito da termelétrica de Máximo Gómez, em Mariel, que no próximo domingo 21 deverá incorporar 150 MW para a distribuição de energia.
O presidente Miguel Díaz-Canel disse na última sessão da Assembleia Nacional que apesar das difíceis condições da economia cubana, o governo destinou fundos para a recuperação de 608 MW de energia antes do final do ano.
A unidade móvel, que está atualmente passando por processos técnicos, será uma contribuição adicional aos esforços para melhorar o serviço à população.
mgt/kmg/bm