A cerimônia na capital foi conduzida pela embaixadora da ilha na Unesco, Yahima Esquivel, e pela diretora-geral da organização multilateral, Audrey Azoulay.
Após a cerimônia realizada no contexto da 41ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas encarregada de promover a educação, a ciência e a cultura, a Representação Permanente de Cuba destacou a importância e o alcance do acordo assinado em Buenos Aires há dois anos.
Neste sentido, considerou o instrumento uma ferramenta para fortalecer o acesso à educação como um direito humano e um bem público, através do reconhecimento mútuo das qualificações entre os países da região.
Ele também destacou a possibilidade de os estudantes continuarem seus estudos em qualquer lugar da América Latina e do Caribe, o que promove a inclusão e as oportunidades de aprendizagem.
Como outro dos pontos fortes do acordo regional, Cuba destacou que contribuirá para a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior e para a formação de estudantes, professores e pesquisadores.
mem/wmr/bm