Cientistas e técnicos da Northwestern University, nos Estados Unidos, criaram o novo equipamento, que funciona espalhando luz indiretamente sobre objetos ocultos, que depois se espalham novamente e viajam de volta para uma câmera, disse um artigo da revista Nature Communications.
Posteriormente, um algoritmo é executado para reconstruir os sinais daquela luz para revelar os objetos que estão escondidos. Em outras palavras, o sistema pode “extrair” a informação da luz não visível na primeira instância e torná-la visível por meio da integração da tecnologia holográfica e da Inteligência Artificial. A publicação destacou que esta inovação em um campo de pesquisa relativamente novo está focado na identificação de imagens escondidas atrás de oclusões ou meios de dispersão, chamadas de imagens sem linha de visão (NLoS).
Você pode capturar rapidamente imagens de campo completo de grandes áreas com precisão sub-milimétrica. Até agora, outras abordagens relacionadas ao NLoS não alcançaram esse tipo de funcionalidade.
Dentre suas potencialidades, a nova câmera incorporada a um equipamento de informática poderia potencialmente obter imagens dos menores capilares em funcionamento da pele humana, considerados de vital importância para sua aplicação em medicina e biologia.
Os criadores americanos do sistema revelaram que ele tem tudo para ser incorporado aos mecanismos de alerta precoce de navegação de veículos, tarefas de segurança industrial desenvolvidas em espaços confinados e de difícil acesso.
Da mesma forma, é capaz de reconstruir a forma tridimensional de um mesmo holograma em sua totalidade, sem interferir nos efeitos de espalhamento da luz produzida em determinados contextos, como a névoa.
Eles argumentam que a tecnologia dará início a uma nova era neste campo, ampliando muito as capacidades dos instrumentos e das imagens obtidas. Entre suas possíveis adaptações estão ondas de rádio para exploração e pesquisa espacial, obtenção de imagens acústicas subaquáticas, entre outras.
Holografia ou visão gráfica é basicamente uma forma avançada de fotografia, que busca criar imagens tridimensionais a partir do uso e uso da luz. Para sua obtenção, um feixe de laser é utilizado para registrar um filme fotossensível, ou seja, sensível à luz, em nível microscópico.
mgt / nmr/ mmd