Nos primeiros nove meses deste ano, o comércio mútuo aumentou em mais de 30%, as exportações para países terceiros em 40% e as importações em um quarto, disse ele em uma reunião do Conselho Intergovernamental Eurasiático na capital armênia.
“A pandemia mostrou que a interação dos membros da UEE permanece estável mesmo nas circunstâncias mais difíceis”, disse ele, observando que o comércio de produtos agrícolas está florescendo entre as nações do bloco.
Segundo Mishustin, os países da União Europeia são capazes de cobrir suas necessidades de grãos, açúcar, óleos vegetais e outros produtos através de sua produção.
Também promovem a livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho.
Enfatizou que em 2021 o grupo eliminou várias barreiras ao comércio interestadual e aprovou um roteiro para suspender as isenções e restrições no mercado único até o final do próximo ano, e apelou para uma participação ativa em sua implementação.
Representantes dos governos dos estados membros do grupo Rússia, Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, assim como Cuba, Moldávia e Uzbequistão, que têm o status de observadores, estão participando da reunião.
gas/mml/bm