As funções do centro ProDanza, que Alonso fundou e dirige, acontecerão na sala Avellaneda com o intuito de homenagear o legado de quem se destacou por suas contribuições à manifestação como professor do Instituto Superior de Arte de Cuba e presidente da Associação de Dança para as Américas.
Além disso, foi o solista principal durante 25 anos do Ballet Nacional de Cuba, experiência que o serviu em sua função à frente do Centro de Promoção da Dança, onde germinam jovens talentos com a aplicação do método de ensino da Escola Cubana. do Ballet.
O concerto de gala anunciado para este fim de semana, contará com a direção artística de Héctor Figueredo e inclui peças emblemáticas do grupo como A class e Bandoneón, com músicas dos renomados compositores Ernesto Lecuona, de Cuba, e Astor Piazzolla, da Argentina respectivamente.
Alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Nacional de Ballet Fernando Alonso apresentarão o Grand Pas de Electrique, do balé Barba Azul, na versão de Vasily Medvedev.
Outra peça relevante será o Adagio de la Rosa, cena popular de A Bela Adormecida, em uma versão coreográfica da vencedora do prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Artes Cênicas de Cuba, e inspirada no balé original do mestre francês Marius Petipa.
Alonso é filha de Alicia e Fernando Alonso, fundadores do Ballet Nacional e da escola cubana de balé junto com Alberto Alonso, todos considerados grandes figuras da história da dança no mundo.
msm / chm /ml