O ponto de chegada do almirante à maior das Antilhas não foi sem polêmica; No entanto, vários estudos de instituições nacionais e estrangeiras, bem como de investigadores de renome no país – incluindo o prestigiado cientista, geógrafo, arqueólogo e espeleólogo Antonio Núñez Jiménez – concordam que esta área é precisamente aquela descrita no jornal de o navegador e nomeado como San Salvador.
Colombo foi categórico e a descreveu como “a terra mais linda que os olhos humanos já viram”. O marinheiro não se enganou, pois a vegetação, a vista das baías do Jururú e Bariay e as mais de 140 espécies da fauna ali presentes compõem um verdadeiro espetáculo. No local – localizado no município de Rafael Freyre, a cerca de 37 quilômetros da cidade de Holguín – a cor verde dos coqueiros e palmeiras reais contrasta com o azul do Oceano Atlântico.
Por todos os seus atributos, o Parque do Monumento Nacional de Bariay – área natural protegida – é um interessante produto da indústria do lazer, com sol e praia, passeios e história, o que o torna um dos destinos preferidos da parte oriental do arquipélago.
As agências de viagens promovem pacotes turísticos que incluem atividades como cavalgadas, visita ao Museu Cada da Guarda-florestal, espetáculos na Aldeia Aborígene, banhos nas águas azuis e almoço no restaurante Colombo, de cujo miradouro avistam-se cerca de 400 metros lineares da praia em forma de conchas de pequenas falésias.
Dos espaços incluídos no Parque, destaca-se um conjunto escultórico erguido em 1992 e dedicado ao encontro entre duas culturas ocorrido no longínquo século XV. Com arcos neoclássicos que lembram ruínas, a Europa foi representada, e com réplicas de objetos descobertos durante escavações arqueológicas, a comunidade aborígene.
Há vários anos, a Fiesta de la Cultura Iberoamericana encerra suas sessões no local, com diversas atividades dedicadas ao significado histórico daquele contato entre os espanhóis que “descobriram” o chamado Novo Mundo e os indígenas da ilha que vivem no. a área.
As belezas naturais de Cayo Bariay a transformaram mais de uma vez em cenário de sessões fotográficas e de filmagens de videoclipes e programas culturais.
Antes da pandemia Covid-19, o local era muito frequentado por veranistas locais e estrangeiros, realidade que certamente voltará com a abertura das fronteiras.
(Retirado do Prisma) / ls