A partir das 06:00 horas teve início o processo eleitoral de número 29 nos últimos 22 anos, no qual os venezuelanos vão votar em 3.882 cargos de eleição popular, incluindo os 23 governadores e 335 prefeitos do país sul-americano, além dos membros do estado conselhos legislativos e conselhos municipais.
“Chegou o domingo, 21 de novembro. (…) Vamos votar venezuelanos, unidos pelo amor à pátria, em paz e harmonia”, escreveu a respeito na rede social Twitter o presidente Nicolás Maduro.
As chamadas megaeleições constituem o segundo evento eleitoral realizado na Venezuela em meio à pandemia Covid-19, além das legislativas de dezembro de 2020, para as quais foram implementados rigorosos protocolos de biossegurança.
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Pedro Calzadilla, exortou na véspera a população a exercer o seu direito de voto, destacando o espírito democrático do povo venezuelano e a sua vontade de resolver as suas divergências por via eleitoral, como “o única maneira possível de alcançar a paz e a prosperidade. ”
Mais de 21 milhões de 159 mil eleitores são chamados às urnas neste domingo nas eleições regionais e municipais.
mem / wup/ sc