As 2.811 escolas funcionarão das 8h00 local até às 18h00, a menos que nesse horário ainda haja pessoas à espera para dar o seu voto.
113 localidades no exterior também puderam hospedar 71.000 chilenos residentes em 64 países.
Devido à diferença de horário, a votação no exterior começou na Nova Zelândia e na Austrália.
As autoridades eleitorais pediram à população que adotasse todas as medidas sanitárias recomendadas, dado o aumento das infecções por Covid-19 registadas nas últimas semanas.
Aspira ao cargo de primeiro-ministro Gabriel Boric, da coalizão de esquerda I Approve Dignity; o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, do Partido Republicano; Yasna Provoste, nomeada para concorrer pelo Novo Pacto Social; e Sebastián Sichel, proposto pela aliança oficial Chile Podemos Más.
A lista é completada por Marco Enríquez Ominami, candidato do Partido Progressista; Eduardo Artés, da Unión Patriótica; e Franco Parisi, aspirante ao Partido do Povo, que dirigiu toda a sua campanha desde os Estados Unidos.
As pesquisas, muito questionadas por seus fracassos nas últimas eleições, apontam Boric e Kast como favoritos, mas ambos estão longe da metade mais um dos votos para prevalecer no primeiro turno.
Segundo analistas, essas projeções podem variar em função do voto dos indecisos e da frequência às urnas, em um país onde o sufrágio é voluntário e a abstenção costuma ser alta.
Durante o dia, também serão eleitos os 155 membros da Câmara dos Deputados e 27 dos 50 senadores, além dos Conselheiros Regionais, que, juntamente com os governadores, formam as administrações locais.
rgh / car / ami / sc