A Feira Nacional de Artesanato 2021 aconteceu na Estação Cultural Línea y 18 de Havana para mostrar pessoalmente o trabalho dos criadores desta especialidade, após vários meses confinados por Covid-19.
O evento recebeu mais de 100 estandes de artesãos e entidades de todo o país, que apresentaram ao público uma variada produção de artigos para o lar, roupas, ourivesaria e cerâmica, entre outros.
Convocada pelo Fundo Cubano de Bens Culturais, a feira foi realizada pelo segundo ano consecutivo em um espaço em desenvolvimento que se chamará Corredor Cultural de Línea e se tornará um local seguro para o trabalho artesanal, design, teatro, artes visuais e recreação .
Por sua vez, o Festival de Música Contemporânea de Havana, que se conclui nesta segunda-feira, voltou a evidenciar a qualidade sonora de novos e experientes intérpretes nacionais que convergiram para a convocatória atual.
De acordo com a programação, diversos centros culturais da capital receberam uma série de estreias e apresentações de ilustres mestres do gênero, entre eles Juan Piñera, Bárbara Llanes, Jorge López Marín e Guido López Gavilán.
No dia de encerramento haverá um encontro teórico dedicado à marca de José Ardévol no 110º aniversário de seu nascimento e inventor do multiorgão Juan Blanco há 60 anos desde seu início na música eletroacústica em Cuba.
O concurso também homenageia o falecido compositor e educador Alfredo Diez Nieto e os professores Hilario González e Nilo Rodríguez, no centenário de seus nascimentos. O evento, organizado pelo Sindicato dos Escritores e Artistas de Cuba, também dedica suas atividades aos 50 anos do Museu Nacional de Música, aos 120 anos da Biblioteca Nacional José Martí e aos 45 anos do Instituto Superior de Arte.
jf / yrv / ls