Subscrita por Casey Michel, jornalista investigativo, a reportagem descreve como o estado de Delaware toma a coroa do país como um dos paraísos fiscais mais notórios do mundo.
Observando que o próprio país do norte é um “refúgio de sigilo”, o autor salientou que a alegação seria risível se as empresas de fachada anônimas do estado não tivessem sido diretamente ligadas à morte de centenas de milhares de pessoas, à evasão de bilhões de dólares e à pilhagem de nações inteiras.
Delaware, localizado na região nordeste do país, tem um forte apoio na Casa Branca hoje no Presidente Joe Biden, que representou o estado por muitos anos no Senado.
É um gigantesco enclave financeiro que fez manchetes com o surto do escândalo Pandora Papers, com mais de 1,3 milhões de empresas registradas lá – mais do que o número de pessoas que lá vivem.
Desde 1920 tem sido um líder na corrida para o fundo para as empresas, com os legisladores estaduais focados unicamente em fazer as empresas o mais felizes possível, observou Foreignaffairs.com.
As empresas de fachada, afirmou Michel, eram efetivamente caixas pretas: elas não podiam ser rastreadas até os funcionários estrangeiros, cada vez mais enxutos de riquezas ilícitas, que as possuíam, mas esses funcionários ainda podiam protegê-las e controlá-las.
O analista cita vários casos de indivíduos que utilizaram as instalações dos paraísos fiscais do estado e argumentou que os exemplos são numerosos demais para contar. Criminosos internacionais e funcionários estrangeiros corruptos, contrabandistas de armas, traficantes de pessoas e comerciantes internos, entre outros, utilizaram as “instalações”, observou ele.
Michel enfatizou que tudo isso aponta para uma conclusão clara e inescapável: Como o estado mais favorável às empresas na União – e a maior fonte de empresas de fachada anônimas que o mundo já viu – Delaware tirou sangue das pedras da empresa.
Enquanto o estado natal do atual presidente desfruta de sua bonança, outros querem atrair parte da capital – limpa, suja, não importa – que Delaware absorveu. E embora eles ainda não tenham roubado a coroa de Delaware, eles começaram a forjar seus próprios impérios de anonimato financeiro, observou o site foreignpolicy.com.
jf/lb/vmc