Este evento acadêmico, organizado pelo Centro de Pesquisa Política Internacional de Cuba (CIPI), com o copatrocínio do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), será realizado até sexta-feira.
Devido às limitações impostas internacionalmente pela pandemia de Covid-19, foi impossível realizar a sexta edição da reunião do ano passado, e dada a persistência da doença, desta vez ela será realizada remotamente.
A crise política, econômica, social e ambiental internacional sem precedentes, exacerbada pela pandemia, implica, na opinião dos organizadores do evento, uma análise urgente da situação atual do planeta, cuja evolução é de interesse para acadêmicos, políticos e líderes sociais.
Sob o tema central “Crise de saúde, meio ambiente, sistemas políticos e liderança: um cenário de incerteza para as relações internacionais”, o evento será dividido em três áreas temáticas.
O primeiro se concentra na Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia como campos de disputas estratégicas, e o segundo abordará A nova geografia do poder em nível global. Impactos regionais e novas alianças.
O terceiro eixo temático tratará do Discurso Político Extremo e da Negação da Realidade. Infoxication” e o mundo virtual criado a partir de plataformas digitais.
Esta 6ª Conferência será desenvolvida em três sessões, com um painel de renomados especialistas em cada uma delas e com a apresentação de trabalhos escritos sobre as linhas temáticas indicadas, cuja publicação no site da CIPI será considerada pelo Comitê Organizador do evento.
Cada sessão será dedicada a uma das linhas temáticas, e apresentações orais e escritas poderão ser feitas tanto em espanhol como em inglês, embora não sejam fornecidos serviços de tradução.
mem/rc/bm