“Cinco anos após a assinatura do Acordo Final entre o governo colombiano e as FARC-EP, reafirmamos que sua implementação efetiva e seu cumprimento rigoroso são garantias decisivas para uma paz justa e duradoura”, acrescentou ele em sua conta no Twitter.
Durante um recente evento realizado pela Universidade Externado da nação sul-americana, a comunidade internacional ratificou seu apoio ao Acordo de Paz e defendeu sua plena implementação para resolver os problemas do país.
Além de comemorar o aniversário do Acordo entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC-EP) e o Estado, representantes da ONU, da União Europeia, de Cuba, da Noruega e da Suécia fizeram um balanço do que foi alcançado e dos desafios a serem superados.
Em declarações ao Prensa Latina, o Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia, Carlos Ruiz, destacou a importância do apoio de Cuba e da Noruega como países garantidores, desde a gestação do pacto histórico até sua implementação.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse na véspera que a implementação do Acordo de Paz nos territórios é crucial por causa de sua vocação para transformar as causas profundas do conflito.
mem/idm/bm