Em muitos países e comunidades, há preocupações com a falsa sensação de segurança de que as vacinas acabaram com a pandemia e aqueles imunizados não precisam tomar as precauções restantes, disse o Diretor-Geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Os medicamentos antidoenças salvam vidas, mas não impedem completamente a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença, ele reiterou em sua coletiva de imprensa regular de quarta-feira.
Os dados sugerem que antes da chegada da variante Delta, os biólogos reduziram a transmissão em cerca de 60%, enquanto que com a presença desta linhagem o número caiu para 40%, disse o médico.
Se você for vacinado, você tem um risco muito menor de contrair Covid-19 grave e perder sua vida, mas ainda corre o risco de ser infectado e de infectar novas pessoas, disse ele.
O diretor-geral da agência de saúde da ONU pediu uma ação contínua para impedir a transmissão, o que significa usar uma máscara, manter a distância, evitar multidões e reunir-se ao ar livre ou em espaços bem ventilados, disse ele.
Exortou todos os governos a implementar uma abordagem abrangente e personalizada de medidas sociais e de saúde pública para prevenir a doença, aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde e salvar vidas.
Enquanto a Europa é novamente o epicentro da pandemia, nenhum estado ou região está fora de perigo, disse Adhanom, que disse que era importante construir capacidades nacionais agora para evitar as piores consequências de qualquer onda futura.
gas/znc/bm