Essa educação deve ser disseminada na família e depois na escola, desde a primeira infância, afirmou o chefe de Estado em mensagem por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
Mattarella indicou que, em todos os casos, este flagelo constitui um fracasso da sociedade como um todo devido à sua incapacidade de aceitar a plena igualdade nas relações de casal, apesar dos avanços alcançados no caminho da libertação das mulheres no século passado.
Nesse sentido, considerou imprescindível que as vítimas sintam ao seu redor um mundo que as acolhe e protege, para que possam sair do silêncio e se libertar do espaço onde se gera a violência.
Só com uma sociedade disposta a apoiar as vítimas será possível vencer a violência contra as mulheres, disse o presidente, destacando a atividade de instituições, associações e voluntários, que visam construir abrigos para curar e prevenir episódios violentos.
Ainda há um longo caminho a percorrer, mas é preciso continuar trabalhando, individualmente e com ações coletivas, pois eliminar a violência contra a mulher é um objetivo essencial para a nossa convivência, frisou.
jf/fgg/jcfl