«Hoje Fidel está mais vivo do que nunca no seio do povo cubano, na batalha das ideias e nas lutas dos povos pela sua emancipação», sublinhou o grupo em comunicado que chegou a Prensa Latina.
A organização, com três décadas de apoio ao país caribenho e sua revolução, descreveu o trabalho do estadista como monumental e o considerou um exemplo de resistência ao imperialismo norte-americano.
Fidel Castro (1926-2016) é um gigante da história, um visionário que viabilizou as conquistas do povo cubano com suas ideias, humanismo, determinação e incrível carisma, destacou.
Segundo Cuba Si France, a Revolução de 1959 liderada por Fidel mostrou aos povos do mundo que lutam por sua autodeterminação que é possível alcançá-la, com uma consciência revolucionária a todas as provas, a convicção de travar uma luta justa, unidade e sacrifício.
Num século 21 marcado pelo egoísmo, ganância, desprezo e a loucura assassina dos poderosos, representa o amor ao seu povo, a ação e o exemplo e a esperança de liberdade, disse a associação francesa.
A organização de solidariedade celebrou a capacidade do líder de transmitir às novas gerações a força de suas convicções, valores humanistas e solidariedade internacional.
“Quem melhor do que Fidel Castro pode encarnar para sempre o símbolo da Cuba revolucionária, da liberdade recuperada, dos valores humanistas, do internacionalismo e da resistência ao império”, acrescentou.
Cuba Si France afirmou que o estadista constitui uma fonte de inspiração e ratificou seu apoio e solidariedade à ilha caribenha.
jf/wmr/jcfl