A antilhana competirá nesta sexta-feira no salto ornamental do trampolim de um metro, após ganhar o título na competição de equipes mistas ontem, qualificando-se assim para o evento continental em Santiago do Chile 2023 e para o Campeonato Mundial do próximo ano.
Na competição feminina de hoje, participarão 19 ornamentalistas representando Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Equador, Venezuela, México, Brasil, El Salvador, Peru, Porto Rico e Cuba.
O segundo título em litígio neste dia na competição de mergulho será disputado no trampolim masculino de três metros por 16 competidores, incluindo o mexicano Randall Willars Valdez, que ganhou a plataforma de 10 metros nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires de 2018.
Willars também detém duas medalhas de prata conquistadas na Copa do Mundo de Tóquio 2021 em plataforma individual e sincronizada de 10m.
Nas piscinas do complexo Hernando Botero, também haverá muita ação hoje na competição de natação, já que os campeões estreantes serão decididos em oito especialidades: 100m de peito, 200m de borboleta, 400m de estilo livre e o revezamento 4×100 estilo livre, em todos os casos entre ondulações e tritões.
A batalha dos nadadores continuará até o dia 30 e distribuirá outros 28 conjuntos de medalhas, a maioria delas no domingo, quando nove campeões serão proclamados em um único dia.
Fora da água, os dois primeiros vencedores da ginástica artística também serão decididos nas competições em equipe e individuais masculinas.
Ginastas de 17 países se inscreveram para a competição, que será realizada no Coliseo El Pueblo: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Ilhas Cayman, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
jha/mpm/vmc