Um total de 74 centros de votação estarão operacionais nos distritos estaduais do Amazonas, Anzoátegui, Apure, Bolívar, Delta Amacuro, Monagas, Sucre e Zulia para o processo, disse a chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) Tania D’Amelio.
De acordo com a regulamentação especial para as comunidades indígenas, um total de 69 conselheiros e oito legisladores regionais serão eleitos em representação dos grupos étnicos nativos estabelecidos nas demarcações estaduais acima mencionadas.
Em setembro passado, a CNE aprovou o Registro Eleitoral Definitivo de Comunidades e Organizações Indígenas, no qual 4.334 porta-vozes têm o direito de eleger seus representantes para os conselhos legislativos e os conselhos municipais em 26 de novembro.
De acordo com os regulamentos especiais que regem a eleição da representação indígena, o processo será realizado na modalidade nominal nas assembleias populares, de acordo com os usos, tradições e costumes dessas populações, declarou o mais alto órgão eleitoral num comunicado à imprensa.
Em 21 de novembro, mais de oito milhões de venezuelanos – 42% do eleitorado – foram às urnas para eleger os 23 governadores e 335 prefeitos do país, assim como os membros das assembleias legislativas regionais e dos conselhos municipais.
jha/wup/vmc