O aumento do nível de poluição é atribuído às condições climáticas desfavoráveis, tais como as baixas temperaturas e a baixa velocidade do vento.
Entretanto, o AQI geral de Déli ficou em 386, o que cai na categoria “muito ruim”, de acordo com o Sistema de Pesquisa e Previsão da Qualidade do Ar.
Um smog envolveu a capital indiana no sábado, causando uma grave redução da visibilidade.
Especialistas dizem que os níveis de poluição do ar na principal metrópole do país irão melhorar dentro de dois dias, à medida que a velocidade do vento aumentar.
Áreas adjacentes à capital como Gurugram e Noida também permaneceram na categoria de “muito pobres”.
Os ventos locais de superfície provavelmente aumentarão ligeiramente nos próximos dois dias, dispersando os poluentes e levando a uma ligeira melhoria no ar condicionado, embora o AQI permaneça na parte superior da categoria “muito pobre”.
Tendo em vista as condições de ar sombrias em Déli, somente veículos movidos a gás natural comprimido e veículos elétricos poderão entrar na cidade, enquanto veículos movidos a gasolina e a diesel são proibidos.
O Departamento de Meio Ambiente e Florestas de Déli emitiu uma ordem proibindo a entrada de caminhões, exceto aqueles que transportam mercadorias essenciais.
Em outro esforço para controlar a poluição, a Suprema Corte reinstituiu a proibição de obras de construção como medida provisória, embora atividades não poluentes como encanamento, decoração de interiores, trabalhos elétricos e de carpintaria possam continuar.
msm/abm/vmc