De acordo com o Serviço de Comunicações do governo, a TPLF assumiu o controle de áreas montanhosas estratégicas ao redor da cidade de Bati em Amhara pouco depois de entrar em Asagita, outra cidade do estado regional.
Também relatou que tropas “sob o comando do Primeiro Ministro Abiy Ahmed expulsaram as forças invasoras de Burka” na região de Afar, “de onde marcharam em direção a Kombolcha”, ainda mantidas pela TPLF.
No dia anterior, o próprio Ahmed anunciou a vitória em Asagita, na qual ele disse que a bravura dos combatentes era decisiva, e assegurou que “o grupo terrorista está deixando gradualmente as áreas ocupadas”.
Ele disse que o governo estava agora em “melhor posição para reivindicar a vitória total em breve” e entregar “uma Etiópia livre e próspera para as gerações vindouras”.
Na terça-feira passada, o Primeiro Ministro se comprometeu a liderar a partir da linha de frente na guerra e, a partir daquele dia, o moral entre os combatentes aumentou e a Frente Tigray começou a sofrer pesadas baixas, segundo relatórios oficiais.
Estes relatórios vêm na sequência de uma declaração da assessora especial da ONU para a prevenção do genocídio, Alice Wairimu Nderitu, que chamou os líderes etíopes de irresponsáveis por apelar para a guerra no norte.
O comentário de Wairimu Nderitu é supostamente uma alusão aos apelos de Ahmed para que o povo etíope se mobilize e apoie a Força de Defesa Nacional a fim de pôr fim ao conflito armado no menor tempo possível.
Outros relatórios indicam que a TPLF mantém suas intenções e possibilidades de avançar em direção a Adis Abeba, além de dominar a maior parte do Tigray e um corredor de transporte que liga a nação a Djibuti, entre outras áreas.
Desde novembro de 2020, as forças federais e a Frente estão engajadas em um impasse que vem crescendo diariamente em termos de mortes, pessoas deslocadas e danos materiais.
O governo fez esforços para parar o confronto armado, mas, de acordo com acusações oficiais díspares, a criminalidade de seu adversário falhou e atualmente não há esperança de uma solução sem o uso de armas.
msm/raj/vmc