Os números projetados também demonstram a recuperação do setor após impactos negativos, como a tentativa de golpe contra o governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) em 2018 e a passagem dos furacões Eta e Iota no nordeste do país centro-americano.
Segundo o presidente da BCN, Ovidio Reyes, o tratamento eficaz da pandemia de Covid-19, com a vacinação de mais de 60% dos cidadãos, permitiu a retomada da produção, o fortalecimento dos empresários locais e a expansão econômica.
Ele indicou um aumento de 8% a 9% no setor comercial, bem como um aumento no investimento privado e estrangeiro e, de acordo com o Relatório de Mercados Financeiros para o terceiro trimestre de 2021, o mercado de ações experimentou um crescimento de 27%.
Além disso, o país está empenhado em consolidar as relações comerciais com Estados como a Rússia, através de ações relacionadas ao transporte urbano de massa, ao setor alimentício e à cooperação conjunta na promoção do Instituto Latino-Americano de Biotecnologia Mechnikov.
Especificamente, esta moderna plataforma de alta tecnologia projetada para o desenvolvimento e fabricação de medicamentos imunobiológicos garantirá a produção do terceiro imunógeno da nação eurasiática contra a Covid-19, o CoviVac, com uma eficácia de mais de 80 por cento.
msm/dgh/vmc