Cerca de 5,2 milhões de hondurenhos foram habilitados para eleger o Presidente da República e seus três designados (vice-presidentes) neste domingo, além de 128 deputados do Congresso Nacional e 20 do Parlamento Centro-Americano.
Além disso, os eleitores poderão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 298 municípios dos 18 departamentos deste país centro-americano.
Entre os 13 candidatos a suceder Juan Orlando Hernández, os favoritos incluem Nasry Asfura (Partido Nacional, direita) e Xiomara Castro (Libertad y Refundación, Libre, esquerda).
Para o sufrágio, foram habilitados 5.755 centros de votação e 18.293 juntas receptoras de voto, que permanecerão abertas das 07:00 hora local (13:00 GMT) às 16:00 (23:00 GMT).
Os protocolos de saúde estabelecem a obrigatoriedade do uso de máscaras, manter distância nas dependências e desinfetar a área de votação e o material eleitoral após cada votação.
Nesse processo, será utilizado pela primeira vez o sistema de identificação biométrica (cadastro de impressões digitais), implantado para evitar furto de identidade ou duplicação de votos.
O Conselho Nacional Eleitoral de Honduras credenciou cerca de 7.000 observadores, 400 deles de outros países, para monitorar a fluidez e transparência do processo.
oda / cmv / hb