A partir das quartas de final, expoentes do Brasil, Cuba, República Dominicana, México, Equador, Estados Unidos e Venezuela junto com os anfitriões da Colômbia lutarão para realizar o sonho de campeões da América.
Em sintonia com os resultados na competição individual, o Brasil com cinco ouros, uma prata e quatro bronzes sai como favorito para o título, e para o avanço às semifinais enfrentará a República Dominicana.
Cuba, em segundo lugar na tabela com dois ouros e o mesmo número de pratas e bronzes, vai começar contra os habitantes locais e se ganharem, estariam na estrada com o vencedor do duelo entre os auriverdes e os representantes dos Quisqueya.
Na parte inferior do organograma, os Estados Unidos, terceiro colocado no quadro geral de medalhas, graças a duas coroas, um segundo lugar e três metais de bronze, terá como rival a Venezuela, também dona de dois cetros, mas com uma prata e dois bronzes.
O último confronto das quartas-de-final será do Equador, com ouro e prata, contra o Equador, dono de uma coroa de ouro e um segundo lugar.
Durante cinco dias, atletas de 18 nações disputaram medalhas no torneio juvenil de judô e na ausência dos prêmios em equipes mistas 12 grupos já somavam medalhas na sub-sede de Jamundí.
acl / yma / hb