A operação foi realizada na paróquia de Amaguaña, localizada no sul de Quito, onde a polícia encontrou os narcóticos em um caminhão com fundo duplo.
De acordo com Bolívar Zambrano, chefe da Unidade Anti-Tráfico de Drogas, a carga consistia em 1.500 embalagens seladas em forma de tijolo.
Como resultado do trabalho, três cidadãos foram presos, o motorista do caminhão e dois que estavam viajando em um pequeno carro atrás, como se estivessem sob custódia.
Giovanni Ponce, diretor nacional de investigação antidrogas, disse que o destino presumido da cocaína era a Holanda.
A este respeito, ele acrescentou que o preço da substância alucinógena no Equador é de cerca de três milhões de dólares, mas no país europeu o valor é de 57 milhões.
Até agora este ano, as autoridades apreenderam pouco mais de 181 toneladas de diferentes drogas em todo o país, um número consideravelmente maior do que em 2020, que totalizou 128 toneladas.
Outros dados oferecidos pelo vice-diretor de investigação antidrogas, Byron Ramos, revelaram que recentemente os agentes realizaram pelo menos quatro operações com as quais desmantelaram quatro gangues dedicadas ao tráfico de drogas.
Como resultado, 81 pessoas foram presas e nove veículos, três motocicletas e cinco armas de fogo foram confiscados.
rgh/scm/bm