“Nossa solidariedade com o irmão Pedro Castillo e o povo peruano, após o forte terremoto registrado na região do Amazonas, que deixou feridos e consideráveis danos materiais. “Muita força irmãos peruanos!”, disse o presidente em sua conta no Twitter.
Autoridades municipais peruanas em várias cidades da província de Condorcanqui relataram deslizamentos de terra e outros danos causados pelo terremoto de magnitude 7,5, que foi sentido em grande parte do país no domingo às 05:52, horário local.
O epicentro do terremoto foi localizado pelo Instituto Geofísico do país a 98 quilômetros a leste da província de Condorcanqui e a uma profundidade de 131 quilômetros.
Horas antes, às 01:32, a capital Lima foi abalada por um forte tremor de magnitude 5,2, com o epicentro localizado ao largo da costa da cidade, 44 quilômetros abaixo do fundo do mar e a uma profundidade de 65 quilômetros.
Segundo o Centro Nacional de Operações de Emergência, pelo menos quatro pessoas foram feridas, 867 foram afetadas e 1.216 foram atingidas pelo tremor, além de 220 casas danificadas.
rgh/lpn/bm