Às portas do último mês do ano, muitos são os assuntos a serem resolvidos. Conforme anunciado pelo presidente, o Executivo está trabalhando no Plano Plurianual que pretende apresentar ao Legislativo, e outros projetos que pretende promover em sessões extraordinárias.
De acordo com o portal Ambito Financiero, sob o braço há seis propostas: a promoção de investimentos em hidrocarbonetos, a promoção do desenvolvimento agroindustrial, a indústria automotiva e a mobilidade sustentável, o desenvolvimento da indústria de cannabis e a compra argentina.
O presidente colocou o pé no acelerador em busca da reativação da economia, que nos últimos meses teve uma ligeira retomada, embora ainda enfrente o obstáculo de saldar a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), de 44 bilhões de dólares, pelos quais trabalha desde que assumiu o cargo.
Em 14 de novembro, após conhecer os resultados das eleições legislativas, Fernández anunciou que enviaria ao Congresso, na primeira semana de dezembro, um projeto de lei que explicitaria o programa econômico plurianual para o desenvolvimento sustentável.
O referido programa contemplará os melhores entendimentos que o governo alcançou com o FMI, sem renunciar aos princípios do crescimento econômico e da inclusão social.
msm / may / hb