Após uma reunião entre o governo federal e os estados alemães na qual foram aprovadas mais restrições, como o acesso às lojas somente para pessoas que foram vacinadas ou recuperadas do Covid-19, Scholz afirmou que a ajuda será estendida, de acordo com a agência de notícias DPA na quinta-feira.
O novo chefe de governo também disse que a extensão nacional dessas regras no setor varejista se justifica porque todos têm a possibilidade de serem vacinados.
No documento final da reunião, foi declarado que o governo federal prorrogará os atuais subsídios, que foram limitados até o final do ano, assim como outras medidas, até o final de março de 2022.
Este é um grande esforço nacional, e de solidariedade, disse Scholz após a conferência, da qual participou junto com a chanceler em exercício Angela Merkel e os primeiros-ministros dos estados federais.
O sucessor de Merkel salientou que o executivo federal faria todo o possível para melhorar a situação da Covid-19 na Alemanha e que, além da equipe de crise de vacinas, um novo comitê de especialistas científicos também aconselhará os estados federais.
O objetivo, disse ele, é chegar a propostas conjuntas e coordenadas sobre como combater a pandemia.
mgt/gfa/bm