Em sua última reunião, decidiu enviar esta iniciativa, que também alcançaria aqueles que dirigem veículos motorizados após consumirem drogas psicotrópicas, declarou o presidente da estatal Unidad Nacional (Unisev), Alejandro Draper.
Ele ressaltou que até agora em 2021 houve um aumento de 10 por cento no número de mortes por acidentes de trânsito em comparação com 2020 e, por sua vez, os números usuais de espirometrias positivas foram mantidos.
Além disso, foi realizado um levantamento das rotas nacionais que requerem a instalação de radares com o objetivo de reduzir o índice de acidentes, para o qual será realizada uma discussão com o Ministério dos Transportes e Obras Públicas.
A hierarca informou que foram ministrados cursos sobre o fator humano nos acidentes de trânsito, em coordenação com a Faculdade de Medicina da Universidade da República, no ensino superior, no norte do país, e em breve serão replicados nas salas de aula de Montevidéu.
Acrescentou que também se pretende estender esse ensino em 2022 ao ensino básico e secundário e destacou o trabalho coordenado com a Polícia Rodoviária, entidade que reforçou o número de viaturas.
mem/hr/jcfl