Após um dia de descanso, Carlsen levará as peças pretas em uma partida marcada por cinco empates e nivelará em 2,5 pontos.
Na quarta-feira, o nórdico e o desafiador atraíram 43 jogadas em uma abertura espanhola para a quinta divisão consecutiva da unidade, sem a sombra de uma vitória.
O desafiador, com as peças brancas, apelou ao sistema anti-Marshall do Ruy Lopez, mas o norueguês conseguiu libertar seu jogo com o intervalo 13…d5 e após a troca de rainhas em movimento 23 chegou a um jogo final igual.
Após uma tripla repetição de jogadas e imediatamente após o controle da primeira vez na jogada 40, ambos os jogadores concordaram em dividir o ponto.
Nepomniachtchi não assumiu nenhum risco, mesmo com peças claras, esperando por uma possível abertura no jogo de seu oponente.
O desafiador pretende levar o confronto para jogos rápidos, uma espécie de “desempate” que ele lida bem, embora Carlsen tenha conquistado seus dois últimos títulos (contra o russo Sergei Kariakin em 2016 e o italiano Fabiano Caruana em 2018) em tais desafios.
A final do Campeonato Mundial é jogada no formato de melhor de 14 round-robin e se terminar em um empate de sete, será decidida por blitz.
jha/am/vmc