23 de February de 2025

NOTICIAS

Petrolífera Shell abandona projeto controverso em mares britânicos

Shell, abandono, proyecto, mares, británicos

Petrolífera Shell abandona projeto controverso em mares britânicos

Londres, 3 dez (Prensa Latina) A multinacional anglo-holandesa Royal Dutch Shell anunciou hoje que abandonará um controverso projeto de exploração de petróleo no Mar do Norte, em uma decisão bem recebida por grupos ambientalistas britânicos.

Segundo a empresa, uma análise abrangente dos planos de exploração de Cambo, um campo mapeado a oeste das ilhas Shetlands da Escócia, constatou que os benefícios econômicos não são suficientemente fortes no momento, e que há a possibilidade de atrasos na implementação.

O anúncio feito pela Shell, que detinha 30% de participação no projeto, foi recebido com alegria por grupos ecológicos e ambientalistas que há anos vêm pedindo ao governo britânico que proíba as licenças de exploração e desenvolvimento.

“A Shell está fora! Este é o começo do fim para a Cambo”, disse o grupo ambientalista Stop Cambo no Twitter, que advertiu, no entanto, que não descansará até que o projeto inteiro seja encerrado.

A afiliada britânica da Greenpeace, que em outubro passado perdeu um desafio legal para forçar o governo a reverter uma permissão concedida à British Petroleum para operar em um campo vizinho do Mar do Norte, disse que a retirada da companhia petrolífera anglo-holandesa deveria ser vista como um golpe fatal para a Cambo.

O deputado trabalhista e conhecido ambientalista Ed Miliband disse que a Shell havia mostrado que era uma má escolha e instou as autoridades conservadoras a porem um fim ao projeto de uma vez por todas.

A decisão correta para garantir a segurança energética do Reino Unido é acelerar a introdução de energias renováveis e assegurar que os interesses dos trabalhadores do setor de petróleo e gás sejam protegidos através de uma transição justa, disse ele.

A empresa Siccar Point Energy, que compartilhou o projeto Cambo com a Shell, prometeu procurar alternativas para continuar a exploração, enquanto o governo se limitou a dizer que esta é uma decisão comercial tomada independentemente pela transnacional anglo-holandesa.

Segundo especialistas, o campo petrolífero tem o potencial de produzir cerca de 175 milhões de barris na primeira etapa.

mem/nm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES