Citado em jornais locais, o embaixador russo em Hanói, Gennady Bezdetko, comentou que a estada do dignitário em seu país, de 29 de novembro a 2 de dezembro, constitui um dos eventos mais relevantes da agenda bilateral deste ano.
O jornal Nhan Dan, o órgão oficial do Partido Comunista do Vietnã, e a VNA, a agência nacional de notícias, forneceram extensos resumos da visita de Xuan Phuc e destacaram os resultados de suas conversas com o presidente Vladimir Putin e outros líderes russos.
Em comunicado conjunto, as partes reafirmaram sua determinação em fortalecer a parceria estratégica com visão até 2030.
Um dos pontos mais relevantes era o interesse comum em multiplicar por 15 o comércio bilateral até aquele ano e triplicar os investimentos de um país no outro.
O Vietnã e a Rússia também concordaram em continuar seus diálogos políticos de alto nível e em fortalecer a cooperação em defesa, segurança e técnica militar, com base no direito internacional e para o bem da paz na região e no mundo.
Também defenderam a construção de um sistema de relações internacionais mais equitativo e democrático, em linha com o direito internacional e a Carta das Nações Unidas (ONU).
Também reafirmaram seu apoio ao multilateralismo e ao papel da ONU como garantia da paz, da segurança e do desenvolvimento sustentável, e rejeitaram o uso da força ou as ameaças de usá-la na solução de controvérsias entre Estados.
gas / asg/ mmd