De Rotterdam a Cannes, passando por San Sebastián, Huelva ou Toronto; Franco ganhou os aplausos da crítica e do público do circuito cinematográfico internacional com esta provocante história que se passa no seu país natal, onde um casamento da alta sociedade se frustra quando uma inesperada revolta social dá lugar a um golpe de estado.
O longa-metragem de ficção que fez parte da seleção oficial do conhecido Festival de Cinema de Veneza e, pela primeira vez, mereceu o Leão de Prata, chega ao prestigioso encontro de cinema em Havana endossado por suas credenciais, claramente as vencedoras.
A coprodução com a França, protagonizada por Naian Norvind e Diego Bonetta, é uma metáfora implacável para o México e o mundo moderno, atormentado por diferenças sociais, racismo e desigualdade.
Ao longo de sua carreira, Franco ganhou reconhecimento especial do júri e outros prêmios de melhor roteiro no Festival de Cannes por seus filmes After Lucía (2012), vencedor da seção um certo look, Chronicâ € Ö (2015), melhor roteiro e Las hijas de Abril (2017), prémio especial do júri de Um certo look.
O filme faz parte do concurso do Prêmio Coral que distingue o evento de celulóide em Cuba, programado até 12 de dezembro.
msm / chm /ml