O programa de atividades inclui um amplo leque de ações, entre as quais se destaca a referida apresentação, que desde o Teatro Martí proporcionou, ao longo do fim de semana, uma viagem pela história de Cuba através da sua música e danças.
Segundo relata a fundadora do grupo, Lizt Alfonso, após estas funções vão se apresentar na Feira Internacional de Turismo, FITCuba 2021, enquanto encenam o musical Amigas com elenco renovado e a peça Habana Fénix, uma dívida à Cidade Maravilha que eles vão pagar dois anos após comemorar seu 500º aniversário.
Além das apresentações na ilha, até dezembro de 2022 o grupo protagoniza diversas apresentações no âmbito de uma digressão por cidades de todos os continentes, ao mesmo tempo que convida a uma nova edição do concurso internacional de coreografia.
“Os campos de Lizt Alfonso Dance Cuba se abrem mais uma vez ao mundo, felizmente”, disse a coreógrafa, que anunciou um amplo calendário de compromissos internacionais em países como Alemanha, Peru, Espanha, Canadá, Emirados Árabes Unidos, entre outros.
Da mesma forma, a diretorora da entidade destacou que levarão shows como Fuerza y Compás a palcos estrangeiros, o que é solicitado por muitas nações, porque gostam da fusão entre a dança espanhola e a dança cubana.
Da mesma forma, informou sobre a criação do projeto de desenvolvimento local Lizt Alfonso Dance Cuba Plus, que incluirá ações comunitárias da entidade, além de oficinas profissionalizantes, espaços de autoaperfeiçoamento para os diversos perfis associados ao espetáculo e ativismo social.
mem / lbl / ls