Autor do filme Los pájaros tirándole a la escopeta (1984), vencedor do Terceiro Prêmio Coral (ex-aequo) no evento cinematográfico, Díaz reaparece com uma obra produzida na República Dominicana para falar sobre ausências e dores humanas.
A nova proposta do premiado diretor já conquistou o Prêmio de Melhor Produção no Festival Ibero-Latino-Americano de Trieste, na Itália, e já se encontra entre os 56 longas de ficção que têm Coral em Cuba.
Baseado na história do poeta Alfonso Quiñones, também cubano, o filme centra sua trama em uma garota adotiva chamada Moraima (Judith Rodríguez) que decide conhecer seus pais biológicos e embarca na intensa e dolorosa busca.
Como o próprio criador explicou à imprensa, a narrativa surgiu a partir de um acontecimento real ocorrido quando as instituições dominicanas lançaram o chamado Projeto de Direito da Criança em 1995.
Deste acontecimento e da investigação de Quiñones, teceu-se o audiovisual que, embora muitos o considerem documentário, não recorre à reconstrução convencional dos acontecimentos mas sim a um tratamento híbrido, explicou.
O autor de En tres y dos (1985), La vida segundo Ofelia (2007), Los Caminos de Aissa (2013), Cercanía (2005), entre outros títulos, contou com o talento de vários conterrâneos como Julio Rodríguez para esse trabalho na direção da fotografia, Julián Fernández na trilha sonora e Angélica Salvador na edição.
Dossiê de Ausências fecha nesta segunda-feira a programação de exibições do Cine Acapulco da capital, após a exibição programada para as 22 horas locais.
Mais de 160 filmes de cerca de vinte países marcam o rumo da tão esperada competição de cinema latino-americano que premia as categorias de longa-metragem e curta-metragem de ficção, primeiro trabalho, documentário, animação, curta-metragem e pós-produção.
Cem produções estão inscritas com notável presença de obras do Brasil, México, Argentina, Cuba, México e Chile, enquanto até hoje acontecem 12 seções não competitivas, encontros teóricos, exposição de pôsteres e apresentação de livros.
jf / yrv / ls