Na rede social Twitter, o dignitário descreveu como excelentes os resultados obtidos pelos jovens atletas cubanos na competição realizada na Colômbia, na qual terminaram em quinto lugar geral com 29 medalhas de ouro, 19 de prata e 22 de bronze.
“Jovem Cuba com o quinto lugar em Cali-Valle, um excelente resultado. Parabéns a toda a delegação cubana. #CubaVive”, escreveu o presidente.
Neste domingo, após ganhar uma medalha de bronze no revezamento misto de pentatlo moderno, através da dupla de Diana Leyva e Marcos Antonio Rojas, Cuba fechou a contagem de medalhas liderada pelo Brasil (59-49-55), seguida pela Colômbia (48-34-63) e pelos Estados Unidos (47-29-38).
Em quarto lugar ficou o México, com 46 medalhas de ouro, 78 de prata e 48 de bronze, tornando-se o país com mais medalhas com 172, seguido pelo Brasil (163), Colômbia (145) e Estados Unidos (114).
Cuba, por sua vez, ganhou um total de 70 e as disciplinas que mais contribuíram para sua delegação foram o atletismo e a luta livre, com nove títulos per capita.
Enquanto isso, o atleta que trouxe mais coroas para Havana foi o mergulhador Anisley García, campeão nos eventos mistos de mergulho ornamental e de trampolim de um metro, além de ganhar o bronze na plataforma.
Os 1º Jogos Pan-americanos Juniores foram encerrados na véspera em Cali, onde o presidente do Panamá Sport, o chileno Neven Ilic, descreveu o evento como extraordinário e previu que seus protagonistas serão os grandes atores do esporte pan-americano no futuro.
mem/rws/bm