O presidente Ebrahim Raeisi disse que, apesar das especulações de que Teerã carece de iniciativas sobre o pacto, há duas propostas sobre a mesa.
Em seu terceiro discurso televisionado desde a posse em agosto passado, o chefe de Estado destacou que seu governo trabalhou por uma solução favorável aos interesses nacionais no que se refere ao acordo nuclear.
Os roteiros apresentados aos signatários do PIAC (Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) contemplam a abolição total das medidas opressivas anti-iranianas dos EUA, disse ele.
Duas ações concentraram o Executivo iraniano em seus primeiros 100 dias de mandato, garantiu, para superar as sanções e também levantá-las.
Desde o último dia 6 de novembro, o Irã e os signatários do acordo nuclear participam da sétima rodada de negociações para reanimá-lo, em crise pela saída ilegal dos Estados Unidos em 2008.
As autoridades da república islâmica exigem um retorno às origens do pacto multilateral selado em 2015 para reverter as medidas corretivas que adotou em resposta ao cerco econômico imposto por Washington, ao qual Berlim, Londres e Paris aderiram.
jf / arc / ls