23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Partido para o qual Castillo foi eleito rejeita seu impeachment

partido, Perú Libre, rechazo, destitución, presidente, Castillo

Partido para o qual Castillo foi eleito rejeita seu impeachment

Lima, 6 dez (Prensa Latina) O partido Peru Libre rejeitou hoje a vaga parlamentar (impeachment) do presidente Pedro Castillo e a denunciou como um golpe de Estado, apesar de discordar do governo do homem que chegou ao cargo como seu candidato.

A decisão foi tomada por unanimidade pela assembleia da organização liderada pelo médico Vladimir Cerrón, que analisou a vaga proposta por três partidos de direita que a têm incentivado desde o início da administração de Castillo, em julho passado.

Cerrón informou que o Perú Libre “rejeita veementemente a moção de vacância presidencial, promovida e impulsionada por setores fascistas”.

Descreveu as divergências do partido com o governo como graves, mas acrescentou que “isto não justifica participar de um golpe de Estado contra a democracia”.

O anúncio garantiu que os 37 congressistas do Peru Libre votarão contra a demissão do presidente, por suposta incapacidade moral, depois que o setor de legisladores mestres, aliado ao partido, anunciou seu apoio ao Castillo contra a vaga.

Anteriormente, outras forças de esquerda, como a co-governadora Juntos por el Perú e grupos centristas também expressaram sua rejeição à vaga, o que, segundo estimativas políticas e jornalísticas, tornaria impossível que a proposta obtivesse os dois terços de votos necessários para ser aprovada.

Um comunicado do Perú Libre condenou os setores fascistas inclinados a retirar o chefe de Estado do cargo e atribuiu-lhes preconceitos militaristas, confessionais e totalitários.

Rejeitando os argumentos dos proponentes, ele os descreve como falsos e nega a acusação de que a campanha eleitoral de Castillo foi financiada com fundos ilegais.

Sobre a alegação da direita de que o presidente é o culpado da instabilidade econômica, observa que isto é causado pelos poderes que são para “desmoralizar e disciplinar o povo que ousou eleger um governo de esquerda”.

A decisão do Peru Libre foi anunciada na véspera da sessão plenária do Congresso da República para discutir a admissão para o debate da moção de vaga, que requer 52 votos, mais do que os reunidos pelos partidos promotores: Renovación Popular, Fuerza Popular e Avanza País.

A imprensa pró-impeachment especulou que os legisladores do Perú Libre, devido a seus desacordos com o governo, poderiam fornecer os votos em falta para dar lugar à moção.

mgt/mrs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES