O evento, com a participação de movimentos urbanos, camponeses, comunitários, feministas, juvenis, culturais e outros, visa analisar a atual situação nacional e internacional a fim de construir um plano comum de luta em benefício dos povos.
Entre as personalidades de esquerda presentes na reunião estão João Pedro Stedile (Assembleia Internacional dos Povos), Vijay Prashad (Instituto Tricontinental de Pesquisa Social), Evo Morales (Runasur), Karina Ochoa (Escuela Decolonial), assim como analistas e representantes de partidos políticos.
O seminário começará com palestras, seguidas de grupos de trabalho que discutirão ações e estratégias a serem desenvolvidas de acordo com os objetivos.
O renascimento e fortalecimento dos blocos de integração regional comprometidos com a soberania, a não-interferência e o direito dos povos a progredir em paz também serão analisados.
ALBA Movimientos é uma plataforma que reúne mais de 400 organizações sociais e populares de toda a América Latina que reconhecem um projeto alternativo de integração ao neoliberalismo com as bandeiras compartilhadas do anti-imperialismo, anticapitalismo, anticolonialismo e a convicção de construir um socialismo afro-indo-americano.
gas/ycv/bm