O objetivo deste programa, que é o resultado de acordos com uma organização não governamental suíça, é promover o conhecimento da cultura e da história, disse o diretor da instituição, José Rodríguez, a Prensa Latina.
Acrescentou que também visa fornecer às crianças da escola primária elementos importantes na formação de valores que as identifiquem com a cultura da cidade.
Esta cidade, cuja principal fonte de renda é o turismo, prioriza programas endossados pela Unesco, tais como indústrias criativas, onde o potencial cultural e urbano da antiga Villa del Puerto del Príncipe, fundada em 1514, é explorado.
Para este tipo de projeto temos como base o trabalho das Salas de aula Heritage, um programa que se estende a várias escolas primárias localizadas no Centro Histórico, disse Rodriguez.
Agora, disse ele, os estudantes se beneficiarão de equipamentos e tecnologias modernas, bem como de um conceito avançado de primeiro mundo, acrescentou ele.
Os principais recursos econômicos da cidade de Camagüey incluem seus valores culturais e históricos, e a premissa é explorá-los de forma amigável e respeitosa, e este trabalho deve ser focado nas novas gerações, apontou o historiador.
Numa época em que Cuba aposta nas novas tecnologias da informação como política, essas iniciativas fornecem, além das habilidades e do uso da Internet, argumentos de civilidade e amor pelas riquezas imateriais da nação, disse ele.
As salas de aula inteligentes serão equipadas com móveis, pastilhas, computadores e uma infraestrutura de última geração, ferramentas necessárias para que as crianças desenvolvam seu intelecto, de acordo com as autoridades.
O Escritório do Historiador da Cidade de Camagüey utiliza novas tecnologias da informação em vários projetos, tais como o Museu do Parque Temático Ferroviário.
acl/fam/bm