Junto com o equipamento para detectar aqueles que bebem demais e potencialmente colocam em risco a vida de outros durante as celebrações de Natal e Ano Novo, centenas de policiais estarão permanentemente estacionados nos 16 municípios da capital.
A informação foi oferecida como um aviso por Omar García Harfuch, chefe da polícia da capital, que indicou que as penas por dirigir embriagado serão muito pesadas.
Dezenas de veículos e patrulhas estarão permanentemente em patrulha e pontos fixos serão estabelecidos para examinar os motoristas nas entradas e saídas das estradas nos quatro pontos cardeais da cidade.
Garcia Harfuch revelou que este ano a polícia será equipada com novas ferramentas, tais como 30 dispositivos ‘Alcostop’, que são medidores ambientais para detectar remotamente a presença de níveis de álcool, tornando muito difícil para os infratores escapar da vigilância. Os oficiais serão apoiados por câmeras de vídeo desgastadas pelo corpo.
As medidas serão muito rigorosas, disse ele, porque o programa “Dirigir sem álcool” em vigor até agora foi violado pelos motoristas, apesar de 7.679 infratores terem tido seus veículos apreendidos.
Além desta operação, disse ele, o Ministério da Mobilidade e o Ministério da Segurança Pública fortalecerão sua presença e ações rodoviárias, especialmente em estradas de alta velocidade, em particular a movimentada estrada circular ao redor da periferia.
A Cidade do México tem uma das maiores densidades de carros do mundo, o que também contribui para que seja uma das cidades mais poluídas do mundo e uma das cidades com o maior número de acidentes de trânsito, uma alta porcentagem dos quais são causados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
mem/lma/bm