A dupla antilhana, campeã da canoa biplace dos mil metros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, obteve a votação do Istmo no trecho de melhor equipe para agora somar 12 e ocupar o segundo lugar.
A seleção argentina de futebol, campeã da Copa América no Brasil 2021, lidera o levantamento entre os times com 28 pontos.
Para o melhor atleta masculino, o jornal panamenho selecionou o ciclista equatoriano Richard Carapaz, chefe do percurso da prova sob os cinco anéis japoneses e primeiro expoente da América Latina a ser coroado na prova.
Carapaz tem sete ingressos iguais aos do futebolista argentino Lionel Messi e do boxeador cubano Andy Cruz.
Esse trio de craques perde para o líder da categoria, o lutador cubano de estilo greco-romano Mijaín López, que conquistou seu quarto título olímpico em Tóquio e exibe 32 votos.
Para a melhor atleta feminina, a mídia centro-americana escolheu a tripla venezuelana Yulimar Rojas, campeã olímpica no Japão e recordista mundial naquela feira com 15,67 metros.
Rojas acumula 47 votos e comanda a lista das mulheres com ampla vantagem, seguida pela velocista jamaicana Elaine Thompson Herah, campeã nos 100, 200 e 4×100 metros na capital nipônica, que dá sete cédulas a seu favor.
A 57ª edição da Prensa Latina Sports Survey encerra a votação no dia 17 e três dias depois, em coletiva de imprensa, serão anunciados os vencedores em cada uma das categorias.
Os votos dos diferentes meios de comunicação – rádio, televisão, imprensa escrita e digital – podem ser enviados (nunca a título pessoal) para o seguinte endereço de correio eletrônico: deporte@prensa-latina.cu.
jha/am/jcfl