O evento, convocado por organizações da sociedade civil e outras instituições da nação caribenha, acontecerá das 9h às 11h, horário local, nesta quinta-feira e amanhã.
De acordo com Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) em seu site, o evento será transmitido ao vivo no facebook.com/siempreconcuba, e seu objetivo e estabelecer um espaço de articulação e solidariedade.
O fórum condena o imperialismo, principal responsável pelas violações dos direitos humanos no mundo, que ainda sofre os efeitos da pandemia Covid-19 e das desigualdades, exclusão e pobreza, afirma o convite.
Da mesma forma, o documento denuncia como no contexto atual “a lógica do capital prevalece sobre a vida e a saúde do planeta, o meio ambiente é atacado com padrões de produção e consumo insustentáveis e a paz é ameaçada com guerras e conflitos. Que destroem povos e civilizações.”
Outros problemas globais observados são a imposição de padrões ocidentais que tentam apagar as identidades nacionais, bem como uma forte guerra cultural e de mídia que subverte realidades e distancia as pessoas de suas reivindicações históricas.
“Vivemos em uma época em que medidas coercitivas unilaterais e políticas de interferência são aplicadas que atacam a soberania, a autodeterminação e os direitos humanos”, acrescentou o anúncio.
Diante desse panorama, os povos defendem seu direito à vida em paz, bem como à igualdade e à justiça social, enfatiza o texto.
O evento foi convocado por membros do Capítulo Cubano dos Movimentos Sociais e Populares, bem como organizações sindicais, femininas, agrícolas, de massa, ICAP, Centro Martin Luther King e Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade.
jf / cgc / fav