Durante o dia, que deverá ser longo devido às várias questões a debater, os senadores recém-eleitos assumiram os seus postos para o novo mandato.
No total havia nove da Frente de Todos e 15 da oposição Juntos pelo Cambio, representando as oito províncias em que houve mudanças de lugares este ano.
Do número atual de membros, o partido no poder terá agora 35 membros, dois a menos do que o número necessário para um quorum, enquanto a oposição Juntos por el Cambio crescerá para 31 membros.
Entre as figuras políticas empossadas hoje em dia estavam Lucía Corpacci e Guillermo Andrada (Frente de Todos) e Flavio Fama (Juntos por el Cambio).
Após a cerimônia de posse dos novos senadores, a Câmara Alta abriu a sua última sessão do ano com o atual órgão com uma agenda que inclui 47 decretos assinados pelo Presidente Alberto Fernández.
Entre as várias questões a tratar estão também a autorização para o Presidente da Nação estar ausente do país durante 2022, quando razões governamentais o exigirem, e uma conta numa linha telefónica gratuita com alcance nacional para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho irregular dos adolescentes.
jha/may/bm