Segundo o responsável, todos os territórios são afetados pela quinta onda de infecções da doença, com um paciente admitido nos cuidados intensivos a cada seis minutos.
Nesse sentido, declarou à rede France 2 que o chamado “plano branco” poderá ser acionado nos hospitais das 13 regiões metropolitanas nos próximos dias.
Até o momento, seis regiões, incluindo a Ilha da França, que inclui essa capital, declararam a medida, que consiste no reescalonamento de intervenções cirúrgicas consideradas não prioritárias para aumentar a disponibilidade de pessoal e leitos a partir do confronto com a Covid-19.
Na véspera, 13.044 pessoas foram internadas em solo francês, incluindo 2.426 em terapia intensiva, números que na segunda-feira foram 12.096 e 2.191, respectivamente.
Segundo Véran, o pico de contágios da quinta onda é previsível até o final do mês, se as pessoas respeitarem os gestos de barreira, o que permitiria evitar restrições adicionais em um período de festas.
O titular também ratificou o apelo para acelerar a campanha de vacinação, em particular a administração da terceira dose ou injeção de reforço, que já recebeu mais de 11 milhões de franceses.
mem / wmr / fav