Rojas, atual campeã olímpica e recordista mundial (15,67 metros), alcançou 49 preferências e domina amplamente a categoria de Melhor Atleta Feminina, à frente da velocista jamaicana Elaine Thompson (seis votos).
A emissora e o canal audiovisual também coincidiram na seção masculina, após apoiar o lutador cubano Mijaín López, vencedor das medalhas de ouro em Beijing 2008, Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.
O lutador agora tem 34 votos e lidera seu compatriota e boxeador Andy Cruz, o jogador de futebol argentino Lionel Messi e o ciclista equatoriano Richard Carapaz, que têm sete votos.
Além disso, a Rádio 26 e a TV Yumurí apoiaram a dupla canoeira cubana formada por Fernando Dayán Jorge e Serguey Torres, titulares do C2-1000 metros na última competição sob os cinco anéis.
A seleção antilhana obteve 14 votos e ocupa a segunda colocação entre as Seleções Mais Relevantes, atrás apenas da Seleção Argentina que é a monarca da Copa América 2021 (28 votos).
Depois da pausa de 2020 devido à pandemia de Covid-19, a Prensa Latina lançou -no último dia 8 de novembro- mais uma edição de sua Pesquisa Esportiva para selecionar os principais expoentes da América Latina e do Caribe em 2021.
Os votos dos diversos meios de comunicação – rádio, televisão, imprensa escrita e digital – podem ser enviados (nunca a título pessoal) para o seguinte endereço de correio eletrónico: deporte@prensa-latina.cu .
mem / jdg / hb